O que é

“Germinar um banco de sementes” é um projeto criado pela associação margens simples, que visa a criação de um banco de sementes a partir do espaço escola, envolvendo a comunidade local.

Pretende-se educar para uma cidadania ativa na construção de uma sociedade mais conhecedora do seu património natural e no uso de mecanismos de desmaterialização [economia colaborativa e consumo sustentável] que contribuam para a conservação do património genético existente.

O projeto iniciou-se em outubro de 2019, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão e o Banco de Sementes A.L. Belo Correia, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e contou com o financiamento do programa Bip/Zip - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa. Em 2021, financiado pelo mesmo programa na dimensão “Boas práticas”, expandiu as áreas de intervenção e tem como novo parceiro o Agrupamento de Escolas Manuel da Maia.

Em outubro de 2023, o projeto conhecido como “Germinar um banco de sementes” [Sprouting a Seed Bank], atingiu um marco significativo ao garantir financiamento europeu através do programa europeu Erasmus+. Agora, além de deixar sementes na comunidade portuguesa, passou a germinar também na Roménia.

Espera-se que o projeto "Sprouting a Seed Bank" crie um impacto profundo:

  • Participação de oito turmas, divididas equitativamente entre Portugal e Roménia, com impactos tangíveis nas suas rotinas diárias e nos seus contextos familiares.
  • A criação de novas hortas nas escolas participantes, contribuindo para práticas sustentáveis e educação ambiental.
  • A criação de um manual que pode ser adotado e replicado por outras organizações, ampliando a influência do projeto.
  • A criação de dois repositórios de sementes, permitindo a partilha gratuita de sementes e a disseminação de boas práticas de preservação e partilha de sementes.
  • Um compromisso com a acessibilidade, assegurando a inclusão intelectual, física e social como pedra angular do sucesso do projeto.

A Associação Margens Simples, juntamente com a Asociatia Culturala In Ars Veritas, na Roménia, dedica-se a promover um futuro mais consciente e sustentável para Portugal, Roménia e outros países. O financiamento do programa Erasmus+ abre caminho à concretização desta visão, exemplificando o potencial das iniciativas de base para gerar mudanças positivas.