Parceiros

<

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO

Depois do 25 de abril, a antiga Escola Industrial e Comercial Josefa de Óbidos passou então a chamar-se Escola Secundária Josefa de Óbidos, ministrando-se o 3º ciclo do Ensino Básico e o Secundário. Hoje é sede do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão com alunos do Pré-Escolar ao Secundário.

A Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Engenheiro Ressano Garcia foi fundada em 1911, pouco tempo após a implementação da República, sendo por isso uma das mais antigas Escolas em atividade em Lisboa. Atualmente, como todas as escolas oficiais, a Escola abrange todas as crianças da sua área de influência, que engloba quatro freguesias: Santo Condestável, Prazeres, Santa Isabel e Lapa. Recentemente integrou o Agrupamento de Escolas Bartolomeu de Gusmão com sede na Escola Secundária Josefa de Óbidos.

BANCO DE SEMENTES A.L. BELO CORREIA

O Banco de Sementes A.L. Belo Correia, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, é uma infraestrutura de conservação e investigação cujo objetivo principal é a conservação de sementes da flora Portuguesa a longo prazo. A conservação das espécies ameaçadas é uma prioridade e permite implementar em Portugal a Estratégia Global para a Conservação das Plantas. A coleção constitui assim um seguro contra a extinção das plantas no seu habitat natural, disponibilizando sementes para a reabilitação de habitats e a reintrodução de espécies ou reforço das suas populações. Constitui ainda uma fonte de material de origem e qualidade controladas para investigação científica. É o único membro nacional do ENSCONET-The European Native Seed Conservation Network, consórcio europeu que reúne 30 bancos de sementes de espécies autóctones.

RESEED PROJECT

O projeto que decorre na Universidade de Coimbra, liderado pela historiadora Dulce Freire, é financiado pelo European Research Council. O ReSEED visa analisar as transformações na agricultura historicamente associadas às sementes cultivadas, ao ambiente e à ação humana desde o século XVIII. O estudo contribuirá para compreender os impactos socioeconómicos e ecológicos da disseminação na Europa dos produtos alimentares dos novos mundos. A pesquisa centra-se na Península Ibérica, que foi a porta de entrada de muitas dessas sementes no velho continente. Os principais objetivos são construir uma geografia histórica das sementes locais cultivadas em Portugal e Espanha; mapear as redes sociais e institucionais que permitiram a circulação de velhas e novas sementes; e identificar as inovações relacionadas com as mudanças na agricultura regional.

LIVING SEEDS SEMENTES VIVAS SA

A Sementes Vivas é uma empresa de sementes 100% biológicas e biodinâmicas, fundada em julho de 2015 e situada em Idanha-a-Nova, no centro de Portugal e desde dezembro de 2017 em Badajoz, na região da Estremadura, em Espanha. Produz, processa e comercializa sementes biológicas e biodinâmicas de alta qualidade, polinização livre de hortícolas, flores, ervas aromáticas, cereais, pseudocereais e adubos verdes.

Além dos cerca de 30 multiplicadores de sementes com quem trabalham, dispõe de 25 hectares próprios onde também realizam multiplicação de sementes, de acordo com os parâmetros biodinâmicos Demeter.

Trabalham de perto com alguns municípios, universidades e outras instituições, multiplicam as suas sementes tradicionais, revivendo e reintroduzindo essas sementes na agricultura e no mercado

VALORSUL

A Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A. é a empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos, por ano, em 19 Municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste.

CARMO WOOD

O Grupo Carmo Wood desenvolve produtos e serviços no setor da fileira florestal, focando-se no valor entregue aos clientes, na sustentabilidade das suas práticas e na promoção do respeito pela pessoa, da dignidade e de condições de trabalho adequadas.

AGRADECIMENTOS

Este projeto não teria sido possível sem a ajuda dos parceiros e o envolvimento dos professores e alunos que têm participado ativamente na execução do projeto. Obrigado a todos.

 

Projeto financiado pelo programa BIP/ZIP – Câmara Municipal de Lisboa.