Utilização das plantas para artesanato

Como sabes, o artesanato é uma atividade que tem como objetivo a elaboração de determinado produto através de técnicas manuais e tradicionais, sendo realizada pelo artesão.
Também aqui as plantas têm tido um papel crucial, nomeadamente na criação de instrumentos, ferramentas, mas também de adornos tendo como exemplos colares feitos a partir de fios provenientes de plantas e sementes, coroas com flores para enfeitar o cabelo, tecidos feitos a partir de fibras de várias plantas, as tradicionais cestas de palha, entre outros.

Ao adquirirmos um objeto artesanal, feito com cuidado, esforço e empenho do artesão, podemos também intuir parte da história por trás dele, ao contrário do que acontece quando compramos um objeto produzido em série.

Com a preocupação acrescida pela “saúde do nosso planeta”, maior é a vontade de pensar em alternativas à produção massiva de objetos, de forma a diminuir o impacto ambiental, mas também promovendo a criação de objetos originais.
E todos nós podemos contribuir, basta dar largas à imaginação! Por isso, lançámos um exercício que consiste em utilizar sementes para construção de colares e pulseiras.

MATERIAL NECESSÁRIO

- sementes (aproveita sementes que tenhas em casa: abóbora, laranja, limão, cerejas, pêssegos);
- pigmentos naturais ou tintas de cores variadas;
- fio de sisal fino ou outro;
- agulha.

 

  

 

PROCESSO EM 8 PASSOS

  1. Abrir uma abóbora e retirar as sementes.
  2. Lavar as sementes, com água, de forma a ficarem sem resíduos.
  3. Com os pigmentos orgânicos, que ensinámos a extrair na atividade passada, colocar as sementes dentro dos pigmentos durante um dia.
  4. Lavá-las com água e deixar secar.
  5. Passa um fio de sisal (ou outro fio) por uma agulha e faz um nó numa ponta do fio.
  6. Com um adulto a orientar-te, vai passando a agulha por dentro das várias sementes, com muito cuidado para não te picares.
  7. No final, dá um nó na outra ponta e corta o fio (verifica que o tamanho do fio é suficiente para passar na mão ou cabeça).
  8. Une as 2 pontas do fio com um nó, e reforça com um outro nó.

 

                                  

 

A Carolina Marques, aluna do 6.ºB da Escola Secundária Josefa de Óbidos, criou a sua própria peça de artesanato de forma diferente. "Como não tinha sementes de abóbora usei macarrão".

 

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários terão de ser aprovados antes de serem exibidos